1. Até que seu filho tenha 18 anos, você é responsável por o que ele faz. Por isso, controlar sua vida virtual não é invasão de privacidade, mas uma obrigação. É você quem vai pagar pelos erros que ele comete.
2. Conheça as tecnologias, as redes sociais e as ferramentas que seu filho usa. Só assim você vai saber dos perigos que existem.
3. Ensine seu filho a usar a internet. Faça o Facebook, o Orkut, o Twitter com ele. Acompanhe os primeiros acessos e indique os comportamentos corretos, como não colocar fotos sensuais on-line, não revelar informações pessoais, não dar senhas para ninguém e não combinar encontros com estranhos.
4. Instale o computador em uma área de movimento da casa. Assim, você fica de olho no que a criança faz nele.
5. Tenha as senhas que seu filho usa na internet.
6. Verifique periodicamente o histórico de conversas e os sites que seu filho acessou.
7. Toda semana, digite em um buscador o nome do seu filho e veja tudo o que aparece relacionado a ele, inclusive imagens.
8. Se achar qualquer conteúdo suspeito em históricos ou buscas, chame seu filho para uma conversa e fale claramente sobre os riscos que ele corre com esses comportamentos
9. Diga para o seu filho abrir somente e-mails, de pessoas conhecidas, pois e-mails de estranhos podem ser spams e conter vírus.
10. Instale programas de filtros e antivírus no seu computador. Com eles você decide o que seu filho deve ou não acessar.
11. É o principal: Desde cedo explique para o seu filho que na internet ele está sujeito aos mesmos problemas do mundo real. Que o que cai na rede chega a muitas pessoas e não tem volta. Assim mesmo quando ele usa a internet fora de casa, saberá agir.
12. Denuncie o site e o usuário que realizam atividades ilegais incentive seu filho a fazer o mesmo. Você pode denunciar pelo site do Ministério Público www.prsp.mpf.gov.br ou da Policia Federal www.nightangel.dpf.gov.br ou pelo telefone ligando para o número 100.
Fonte: Coordenadora do Movimento Criança mais Segura na Internet, Viviane Luswarghi, para matéria de revista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário