Pesquisar

 

domingo, 3 de julho de 2011

Controle seu(s) filho(s) birrento(s) sem sair do sério.


Sei que existem várias formas de se educar um filho, tirando a violência tanto a física como a psicológica, respeito todas elas mesmo não concordando com alguns pontos, segue abaixo uma matéria que li em uma revista semanal. Acredito no dialogo e na punição de forma que a criança tenha a devida noção de que a “birra” só leva a perda dos direitos por ela adquiridos, como por exemplo, caso venha a desobedecer aos pais ou responsáveis, perde o direito a assistir TV ou usar o computador, tirando o que a criança mais gosta por algumas horas dependendo da situação. Sempre que saio com meu filho, ele está ciente da minha condição financeira do momento, assim afasto da criança o consumo desenfreado, sem falar que muitas dessas crianças estão na verdade, não querendo o “brinquedo” e sim implorando a atenção dos pais. Fiquem atentos!

Segue a matéria:

Criança não tem controle total das próprias emoções, por isso gritam,choram e se jogam no chão As cripara conseguir o que querem. Normalmente, essas crises diminuem  por volta dos 5 anos. Até lá, seguem algumas dicas para conter a birra do seu filho:

Distraia:

Assim que a criança manifestar o início da birra, mude o foco de atenção dela. Tente distraí-la com algo de que ela goste.

Ignore:

Se ela insistir em dar escândalo, ignore a birra em vez de puni-la. A punição pode encorajar seu pequeno a repetir esse comportamento. Finja que não se incomoda, mesmo que outras pessoas estejam olhando e pedindo que você tome alguma providência.

Mude de ambiente:

Se a situação for embaraçosa por ocorrer em público, retire a criança do ambiente. Leve-a para um local mais calmo e deixe-a espernear à vontade. Fique próximo, mas sem dar atenção. Quando ela se acalmar, volte às atividades normalmente.

Mantenha a calma:

Não agrida seu filho. Alguns distúrbios de personalidade podem resultar de repreensões rígidas e violentas demais na infância.

Use poucas palavras:

Se além de fazer birra a criança for agressiva, diga imediatamente que ela está errada e retire-a do ambiente. Repreenda-a com poucas palavras e de forma direta para ela entender bem o recado. Não deixe para chamar a sua atenção depois, porque ela não perceberá a relação da bronca com o que fez.

Fonte: Fabio Ancona e Dioclécio Campos- Organizadores do Livro Filhos de 2 a 10 anos de idade- Para matéria de revista.

Nenhum comentário: