Pesquisar

 

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Quem é Cessare Battisti.

De tanto ouvir tal nome na mídia, resolvi fazer uma pesquisa na net e encontrei esse texto e como nós brasileiros estamos tão ocupados com o nosso dia a dia muitas vezes não tomamos consciência de fatos ocorridos recentemente em nosso país, como por exemplo, a nova lei que pela visão de nossas autoridades através de senadores e governo resolverá a superpopulação existente nas penitenciárias de todo o pais, escrevi tal fato em uma postagem anterior. Cabe aos amigos (as) ler o texto, caso não tenham tomado conhecimento mais profundo do caso e avaliar se nossas autoridades estão certas ou equivocadas em permitir liberdade a um digamos senhor ou senhores (no caso de nossos presos) sem que sequer sejam julgados pelo ato cometido. Só penso nas famílias que perderam e perde todos os dias um ente querido ficando obrigado a ver o reponsável por tanta dor seguir pela vida impune.
Ocorreu-me e se fosse Bin Laden?  
Segue texto:
Cessare Battisti é o italiano que foi condenado à prisão perpétua por quatro homicídios, cometidos nos anos 70, em seu país de origem. Ele pertencia a um grupo terrorista de esquerda e foi responsável por coordenar diversas ações. As quatro vítimas fatais de Battisti foram o policial Andrea Campagna, o açougueiro Lino Sabbadin, o carcereiro Antônio Santoro e o joalheiro Pierluigi Torregiani.
A polêmica em torno de Cessare Battisti surgiu depois que ele refugiou-se por um tempo na França e fugiu de lá para o Brasil. Aqui, o Governo Brasileiro ofereceu asilo ao condenado quebrando um acordo de protocolo com a Itália, no qual ficara estabelecida a cooperação e o respeito às Leis e determinações de ambas as nações.
O condenado foi responsável por uma saia justa na diplomacia brasileira, que desrespeitou a determinação da Itália quando não devolveu o condenado ao país, a fim de que cumpra sua pena.
Já o Governo Brasileiro deu asilo a Cessare Battisti alegando que a condenação dele na Itália não foi justa por tratar-se de perseguição política.
O Primeiro-Ministro Italiano, Silvio Berlusconi vai recorrer ao Tribunal de Haia, onde pretende acusar o Brasil de dar ‘abrigo’ a um criminoso italiano e negar-se a extraditá-lo para o seu país, onde ele deveria cumprir a sua pena como um criminoso comum.

Nenhum comentário: